Em Rondônia a disputa para governador não foi definida no primeiro turno. O candidato Coronel Marcos Rocha (União) recebeu 38,88% dos votos computados, enquanto o candidato Marcos Rogério (PL) recebeu 37,05%. No estado foram computados 850.355 votos válidos.
Durante a corrida eleitoral, o primeiro turno foi marcado pela liderança nas pesquisas do atual governador do estado Marcos Rocha. Aos 54 anos, natural do Rio de Janeiro, mudou-se para Rondônia aos 21 anos. Policial Militar da Reserva, estreou na política ao candidatar-se ao governo do estado de Rondônia pelo Partido Social Liberal (PSL) em 2018.
Marcos Rogério atualmente é senador pelo estado. Ele foi relator do processo de cassação do mandato do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Aos 44 anos, natural de Ji-Paraná, em Rondônia, ele entrou na carreira política em 2009, quando foi eleito vereador na cidade que nasceu.
Coronel Marcos Rocha (União) e o senador Marcos Rogério (PL) se enfrentam no segundo turno, em 30 de outubro.
Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições
No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.
Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.