Com 100% das urnas atualizadas, uma reviravolta em relação às pesquisas de intenção de voto mostra que o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Rep-RS), conseguiu vaga para o Senado Federal com 2.593.294 votos, 44,11% do total, superando o ex-governador Olívio Dutra (PT).
Dutra, que liderava as pesquisas, somou 37,85%, com 2.225.458 votos, muito semelhante ao índice já indicado nas pesquisas de opinião. Já a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) sentiu uma desidratação em relação às pesquisas, caindo de 27% (conforme as últimas pesquisas de opinião) para 16,44% com 966.450 votos.
Com a disputa liderada em todas as pesquisas pelo petista, e com ao menos três candidatos do campo político da direita competitivos, a eleição no estado aponta para uma mudança de voto útil do eleitor gaúcho que migrou de Ana Amélia para Mourão. Quatro dias antes das eleições a candidata Comandante Nádia (PP) desistiu de concorrer ao Senado para apoiar Mourão.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.