ELEIÇÕES 2022

Wanderlei Barbosa é reeleito governador no 1º turno em Tocantins

Wanderlei Barbosa foi reeleito governador do estado. Ele começou a vida política como vereador de Porto Nacional

Correio Braziliense
postado em 02/10/2022 20:00 / atualizado em 03/10/2022 02:06
 (crédito: Secom/Tocantins)
(crédito: Secom/Tocantins)

Nascido em Porto Nacional, município do Tocantins, Wanderlei Barbosa foi reeleito governador do estado com 481.496 votos válidos (58,14%). Wanderlei começou a vida política como vereador de Porto Nacional. Depois migrou para Palmas, onde foi eleito vereador por vários mandatos até 2010. Também foi deputado estadual por duas vezes até se tornar vice-governador e assumir o estado após renúncia de Mauro Carlesse.

Eleito vice-governador em 2018, Wanderlei Barbosa assumiu o governo do Tocantins em definitivo em março deste ano, depois da renúncia do ex-governador Mauro Carlesse (Agir) em meio a um processo de impeachment na Assembleia Legislativa do estado. Barbosa governava o Tocantins desde outubro, quando Carlesse foi afastado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No senado, Dorinha, filiada ao União Brasil, foi eleita com 50,42% dos votos válidos.

Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições

Eleições 2022

No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.

Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação