Natural de Goiânia (GO), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, mais conhecida como Professora Dorinha, foi eleita senadora de Tocantins com 395.408 votos válidos (50,42%). Filiada ao União Brasil, a professora universitária formou-se em Pedagogia na Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1987.
Ao longo de sua trajetória política, Dorinha já foi secretária da educação e cultura e deputada federal por três mandatos (2010-2022). A deputada Professora Dorinha ainda foi relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, transformada na Emenda Constitucional nº 108/2020, que instituiu permanentemente o Novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.
A parlamentar foi presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, biênio 2019 – 2021, no Congresso Nacional, que teve o objetivo de colocar a Educação no centro dos debates no País. Além disso, Professora Dorinha foi líder da Bancada Feminina, biênio 2019- 2021, e Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no ano de 2021.
Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições
No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.
Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Saiba Mais
- Política Com mais de 17% das urnas apuradas, Bolsonaro lidera a corrida ao Planalto
- Política Moraes visita sala de totalização pouco antes do início da apuração
- Política Aliada de Bolsonaro, Tereza Cristina é eleita senadora pelo MS
- Política Espírito Santo terá segundo turno entre Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL)
- Política Ex-juiz Sergio Moro lidera eleição ao Senado no Paraná
- Política Mato Grosso do Sul terá segundo turno para governador
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.