MINAS GERAIS

Longas filas marcam manhã de votação na Grande BH

O número de pessoas que optaram por votar na parte da manhã é maior do que em outras eleições, alguns eleitores demoraram até três horas para registrar o voto

Bruno Nogueira*
Izabella Caixeta*
Ana Magalhães*
Ivan Drumond | Estado de Minas
postado em 02/10/2022 16:41 / atualizado em 02/10/2022 16:41
 (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Nas primeiras horas das eleições deste domingo (2/10), que pela primeira vez começaram simultaneamente em todo Brasil às 8h, os eleitores tiveram que enfrentar longas filas durante horas até poderem exercer seu voto. Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, onde estão 29% das seções eleitorais de Minas Gerais, o Estado de Minas acompanhou o andamento das eleições.

No Colégio Arnaldo, no Bairro Funcionários, Região Centro- Sul de BH, as filas ocuparam as calçadas do entorno e os eleitores reclamaram da grande demora. Rodrigo Otávio, empresário de 43 anos, disse teve que esperar cerca de uma hora do lado de fora e quando entrou ainda encarou uma fila por mais duas horas e dez até conseguir votar.

Longas filas se formaram no entorno do Colégio Arnaldo, em BH
Longas filas se formaram no entorno do Colégio Arnaldo, em BH (foto: Ivan Drummond/ EM. D.A Press)

Na escola Estadual Helena Pena, no Sagrada Família, na Região Leste, a votação seguiu normalmente pela manhã. De acordo com a técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Silvana Gripp, o fluxo de eleitores foi grande no local.

O candidato ao Governo de Minas, Carlos Viana (PL), passou pela escola e esperou sua mulher votar por quase uma hora. Por lá, a expectativa é que 5.549 eleitores compareçam a suas seções até o final do dia, e os relatos é que algumas pessoas chegaram a demorar 1h40 nas filas.

Já na Escola Estadual Sagrada Família, a votação também ocorreu normalmente, apesar das grandes filas nas 16 seções eleitorais do colégio, mais de 7 mil pessoas votam no local. O contingente de pessoas que optaram por votar na parte da manhã tem sido maior que o usual visto em outras eleições.

Esse ano os eleitores foram impedidos de seguir com os celulares para a cabine de votação. Porém, Segundo o Juiz Eleitoral da 26ª Zona eleitoral, Pedro Cândido Fiúza, os eleitores compreenderam bem a exigência e nenhuma ocorrência em relação a isso foi registrada em BH.


Problemas na região metropolitana

No município de Igarapé, na grande BH, onde mais de 31 mil pessoas votaram, as filas chegaram a durar mais de 3 horas e alguns eleitores passaram mal. Luciano Aparecido chegou em sua seção eleitoral às 8h30, quando o relógio bateu 11h40 o homem ainda não havia chegado à urna.

Pela cidade, muitos eleitores desistiram de votar por causa de problemas registados nas urnas. Bem no início da votação, às 8h, um aparelho travou na Seção 274 do município. O sistema teve problemas no reconhecimento de biometria. A ocorrência durou cinco minutos.

Os travamentos continuaram ocorrendo nas horas seguintes. Devido às grandes filas na cidade, muitas pessoas acabaram desistindo de votar. Até o momento, 260 das 49.981 urnas mineiras apresentaram problema (percentual de 0.52%).

*Estagiários sob supervisão da subeditora Jociane Morais

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação