Eleições 2022

"No tempo certo", diz Tebet sobre eventual apoio no segundo turno

Após votar em Campo Grande, a candidata foi a Ribeirão Perto acompanhar a votação do presidente do MDB, Baleia Rossi

Victor Correia
postado em 02/10/2022 14:43 / atualizado em 02/10/2022 16:07
 (crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)
(crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)

A senadora e candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) afirmou neste domingo (2/10) que vai esperar o resultado da apuração para declarar eventual apoio no segundo turno. Ela também negou ter sido contatada pelo PT para negocia cargos em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ironizou: "Mas se eu for pro segundo turno e ganhar as eleições eu vou convidar alguns membros competentes de outros partidos".

"Primeiro vamos esperar fechar as urnas, apurar os resultados e aí, sim. Nós não vamos falar agora, em um momento tão complexo, de um período no condicional. Vamos aguardar o resultado nas urnas, e obviamente que a gente vai se pronunciar no tempo certo", respondeu Tebet ao ser questionada, em coletiva de imprensa em Ribeirão Preto, sobre eventual apoio no segundo turno.

Após depositar seu voto em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a presidenciável foi a Ribeirão Preto (SP) para acompanhar a votação do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

"O Baleia acreditou em mim quando ninguém mais acreditou"

Também durante a coletiva, a senadora elogiou Baleia Rossi, um dos principais aliados de sua candidatura dentro do MDB.  "O Baleia acreditou em mim quando ninguém mais acreditou. Ele inclusive teve que mostrar para os companheiros. 'Nós não vamos lançar um candidato, nós vamos lançar uma candidata'. Passado esse susto, companheiros da executiva passaram a, através de pesquisas quali e quantitativas, ver o que é preciso para que a gente não tenha mais sobressaltos, de ter extremismo no futuro", afirmou.

A candidatura de Simone Tebet sofreu resistência por setores do MDB desde que foi anunciada. Mesmo após o início da campanha, 11 diretórios estaduais do partido declararam não apoiar Tebet, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Baleia Rossi, porém, foi um dos membros do MDB que mais lutaram para manter o nome da senadora na disputa.

Também questionado sobre eventual apoio no segundo turno, Baleia também respondeu que o partido aguardará o resultado do primeiro turno para se pronunciar. "Nós vamos fazer essa discussão depois de apurado os resultados. Não vamos fazer aqui um serviço de futurologia", disse. "Nós estamos muito otimistas. A Simone participou de três debates. Ela ganhou os três debates", completou Baleia. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação