Eleições 2022

"Democracia está sendo cumprida", afirma missão internacional

Grupo formado por quatro pessoas fez vistorias em três urnas e conversou com alguns eleitores nos corredores de seção eleitoral na Asa Sul em Brasília

João Gabriel Freitas*
postado em 02/10/2022 17:00 / atualizado em 02/10/2022 17:02
 (crédito: Correio Braziliense )
(crédito: Correio Braziliense )

A organização internacional Missão de Observação Eleitoral (MOE) está em Brasília neste domingo de eleição (2/10) para acompanhar o processo eleitoral no país. O objetivo do grupo é entender como funciona o processo eleitoral brasileiro e fiscalizar as operações na disputa deste ano.

Na capital, a diretoria da missão visitou uma seção eleitoral no Colégio Marista, na Asa Sul. O grupo formado por quatro pessoas fez vistorias em três urnas e ainda conversou com alguns eleitores nos corredores do local. O que se ouvia eram pedidos de paz nas eleições em prol da democracia.

O chefe da missão, Rúben Ramirez, destacou o papel da fiscalização para assegurar a legitimidade do sistema nacional. Segundo ele, até o momento, as urnas brasileiras funcionam em "completa normalidade".

"O sentimento é de que a democracia está sendo cumprida. Essa eleição é muito importante, não só para o Brasil, mas para a América Latina em geral. Convocamos todos os brasileiros às urnas, para que esta data seja completa e a missão democrática seja realizada", disse Rúben Ramirez.

MOE acompanhará a eleição até o fechamento da votação, em seções de 15 estados e no Distrito Federal. A missão ainda observa a apuração em dois locais nos Estados Unidos, Miami e Washington. O planejamento da organização prevê a entrega de um relatório ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os pontos de destaque nas eleições. Esse documento será enviado até amanhã, sendo que, ao fechamento das urnas, a missão fará um pronunciamento sobre as eleições brasileiras.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação