Às vésperas da votação do primeiro turno em todo país, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fará um pronunciamento no rádio e na TV. A veiculação está prevista para 20h30 deste sábado (1°/10). A expectativa é que ele fale sobre segurança e convoque os eleitores a comparecerem no pleito de domingo (2/10).
A fala do magistrado vai durar 5 minutos e 4 segundos. Na sexta-feira (30/9), via redes socais, Moraes pediu que os brasileiros compareçam ao pleito eleitoral. “Eleitoras e eleitores, compareçam no Domingo, 2/10. Vamos todos votar com Paz, Segurança e Harmonia; Respeito e Liberdade; Consciência e Responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da Democracia: as eleições gerais de 2022”, escreveu no Twitter.
Nos últimos dias, o TSE também intensificou a campanha de informação em prol das urnas eletrônicas e em combate à violência política. Como medida de prevenção, a Corte decidiu proibir colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) registrados de fazer o transporte de armas e munições nas 24 horas que antecedem as eleições de 2022, no dia do pleito e também nas 24 horas posteriores.
Na quinta-feira, Moraes comentou, em sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a proibição do porte de arma. “Dia de eleição não é dia de andar armado. A arma do cidadão, a arma do eleitor, é o voto. É com essa arma que o eleitor pode melhorar sua vida e o destino do país”, disse.
Agenda cheia
À frente da Justiça Eleitoral nas eleições mais conturbadas desde a redemocratização, Alexandre de Moraes tem uma agenda cheia de compromissos no domingo (2/10), dia da votação.
A partir de 12h, ele visitará a Escola Canadense para acompanhar o projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. Às 13h, seguirá para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para presenciar o Teste de Integridade realizado pelo Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF).
Ainda na programação, às 14h, o ministro concederá coletiva de imprensa, no TSE, sobre as eleições. Por volta das 15h, visitará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCN) na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) — que atuará na prevenção e repressão aos crimes eleitorais com representantes do tribunal; polícias civis e militares; PRF; Corpos de Bombeiros Militares; Ministério da Defesa; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Secretarias de Segurança Pública; e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.