Eleições 2022

Ipespe/Abrapel: Lula lidera com 49%; Bolsonaro tem 35% e Ciro, 8%

A pesquisa explica que considerando a margem de erro (3 pontos), Lula poderia ter ganhado no primeiro turno, se a eleição fosse sexta-feira (30/09)

Fernanda Strickland
postado em 01/10/2022 17:56 / atualizado em 01/10/2022 18:43
 (crédito: Ricardo Stuckert/PT; Alan Santos/PR)
(crédito: Ricardo Stuckert/PT; Alan Santos/PR)

A pesquisa Ipespe para presidente, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel), realizada por telefone e divulgada neste sábado (1º/10), aponta que o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está liderando a disputa para a presidência.

De acordo com a Lei das Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o candidato vencer a eleição sem necessidade de segundo turno ele precisa de 50% dos votos válidos mais um. Essa foi a primeira vez que a sondagem divulgou o resultado em votos válidos.

A pesquisa aponta que Lula aparece na pesquisa com 49% dos votos válidos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar, com 35%; e Ciro Gomes (PDT) tem 8%.

A candidata e senadora Simone Tebet (MDB) ficou com 7% na pesquisa, enquanto Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB) ficaram com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Em relação à rodada anterior, sobre os votos totais, Lula manteve seu percentual, Bolsonaro recuou dois pontos, Ciro cresceu um, Simone subiu dois pontos, Soraya e Padre Kelmon surgem com um ponto cada, e o número dos que “não sabem” é de apenas 1%.

A pesquisa explica que considerando a margem de erro (3 pontos percentuais), Lula poderia ter ganhando no primeiro turno, se a eleição fosse sexta-feira (30/9). Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o petista varia de 46% a 52% e, portanto, há possibilidade de vitória no primeiro turno. No 2º turno, Lula cresceu 1 ponto nos totais, e Bolsonaro ficou estabilizado. Nos votos válidos, o placar é Lula de 59% contra 41% para Bolsonaro.

Confira os votos totais comparados com a última semana:

  • Lula (PT): 46% (tinha 46% na semana passada)
  • Jair Bolsonaro (PL): 33% (tinha 35%)
  • Ciro Gomes (PDT): 7% (tinha 6%)
  • Simone Tebet (MDB): 6% (tinha 4%)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 0%)
  • Padre Kelmon (PTB): 1% (não aparecia na pesquisa anterior)
  • Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0% (tinha 0%)
  • Vera Lucia (PSTU): 0% (tinha 0%)
  • Leonardo Péricles (UP): 0% (tinha 0%)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (tinha 0%)
  • Nenhum/branco/nulo: 3%
  • Não sabe/não respondeu: 1%

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação