O período eleitoral é sempre movimento nas redes sociais, especialmente com o aumento de usuários em plataformas digitais. O aplicativo de namoro Tinder percebeu que o debate sobre os candidatos ao Palácio do Planalto também chegou na plataforma e que muitos usuários usam a opinião política como fator determinante para dar like em uma pessoa.
Os dados coletados entre janeiro de 2020 a agosto de 2022 mostram que desde o começo da pandemia o número de bios na rede social mencionando a palavra 'política' mais do que dobrou entre os usuários de 18 a 25 anos.
As menções diretas a nomes de candidatos também aumentaram. O nome de Bolsonaro é mencionado tanto por apoiadores quanto por opositores. Entre março de 2020 e janeiro de 2022, as menções ao candidato a reeleição foram 2,8 vezes maiores. No entanto, em 2022 a plataforma percebeu um declínio de 50% no uso do nome do presidente.
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Lula, o candidato mais bem colocado em pesquisas eleitorais, foi mencionado 2,4 vezes mais em bios de perfis em 2022, com um maior pico registrado em agosto.
A bio dos perfis é uma das primeiras impressões dos usuários para escolher dar like com uma pessoa ou não. Além disso, a plataforma registrou que nesse período os usuários de 18 a 25 anos atualizaram seus perfis 2 vezes mais do que os millennials (pessoas entre 28 e 42 anos) e falam sobre terem identidades mais fluidas e abertura para coisas novas.