No último bloco do debate da TV Globo, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se disse orgulhoso do trabalho que fez durante as duas gestões como presidente da República. A fala ocorreu no momento reservado para as considerações finais. O petista afirmou que foi escolhido o melhor presidente da história e que o país foi protagonista internacional quando estava sob seu comando.
“Aqui tem três, quatro propostas diferentes. Tem aquele que tem uma vida provada nesse país que tem resultado, tem aqueles que fazem promessas e tem aquele que está governando. Portanto, o povo tem muita facilidade para escolher e saber o que quer. Ele pode escolher alguém que soube resolver a situação do país. Eu sempre falo que o problema não é governar, é cuidar do povo”, disse.
Lula enalteceu o trabalho como presidente durante os dois mandatos. “Tenho orgulho do Fies, do Prouni, das escolas técnicas, Brasil sem fronteiras. Tenho orgulho de ter virado protagonista internacional quando o Brasil era respeitado no mundo inteiro. Tenho orgulho que o meu governo foi o único convidado a participar de toda a reunião do G8 e G20. Tenho orgulho de ter sido escolhido o melhor presidente da história do Brasil”, ressaltou.
Gastos públicos
Na rodada anterior, Lula foi questionado por Simone Tebet (MDB) a respeito dos gastos públicos do governo do PT. A candidata afirmou que a gestão petista se assemelha ao governo Bolsonaro no que tange ao uso da máquina pública. O ex-presidente rebateu o posicionamento da emedebista.
“A candidata Simone está sendo um pouco injusta. Se você acompanha a economia brasileira, percebe que eu peguei a economia em 2002 com 12% de inflação e 12% de desemprego. Com a dívida a ponto de 60%. Tivemos uma redução da dívida pública. Reduzimos a inflação a 4,5%, reduzimos o desemprego e no final do mandato com 22 milhões de emprego”, disse Lula.