O jornalista William Bonner, mediador do debate da TV Globo, na noite desta quinta-feira (29/9), encerrou uma sessão de perguntas entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Padre Kelmon (PTB), após uma discussão entre os presidenciáveis. O substituto de Roberto Jefferson interrompeu o petista diversas vezes durante o direito de fala concedido pelas regras do debate. Ele foi advertido diversas vezes pelo apresentador, mas seguiu com o bate-boca, mesmo com o microfone desligado.
Lula e Kelmon debatiam sobre as acusações que levaram o petista à prisão. O candidato do PT se defendeu dizendo que foi absolvido em todas as denúncias e que estava apto a concorrer a qualquer cargo público. O padre, então, seguiu com as acusações, mesmo durante o tempo do ex-presidente.
- Como apontado por Soraya, Padre Kelmon já foi "padre de festa junina"
- "Não tem medo de ir para o inferno?" questiona Soraya ao Padre Kelmon
- Candidato à presidência, Padre Kelmon é ou não padre?
Bonner lembrou que as regras do debate deveriam ser respeitadas. “Eu vou pedir a interrupção. Candidato Kelmon, eu não consigo entender. O senhor compreendeu que tem regras nesse debate? O senhor concordou com elas e basta cumpri-las. Quando o seu adversário estiver falando, o senhor vai ter direito a réplica. É assim que funciona. Em respeito ao público”, declarou.
O ex-presidente tentou retomar a resposta. "Candidato laranja, que não tem respeito por regra, faz o que quer. Eu tive 26 denúncias mentirosas. Por uma pessoa que depois foi ministra do governo”, disse, se referindo ao ex-juiz Sergio Moro.
Mais uma interrupção
Mais uma vez interrompido, os dois candidatos começaram a discutir, trocar ofensas e Bonner, mais uma vez, interrompeu. “Eu peço desculpas ao público pela cena que neste momento está se desenrolando aqui porque, infelizmente, não está havendo um cumprimento de um ordenamento que tinha sido feito de uma combinação de todos os candidatos”, disse.
“Nós vamos tentar acalmar os candidatos. Eu posso pedir o intervalo ou senhores vão se conter? Em respeito também aos demais candidatos que estão aqui. Eu peço por favor que se acalmem. Eu, mais uma vez, vou lembrar que os senhores assinaram um documento declarando que vão apenas debater e não com esse tipo de agressão e ofensa pessoal. Vamos respirar. Vamos respirar”, ressaltou Bonner.
Na retomada da fala, Lula disse que Padre Kelmon não respeitou sua tréplica. “Assim, não dá. O senhor aprende a respeitar e fechar a boca quando alguém estiver falando. Eu fiquei quieto. O senhor está desrespeitando as regras”, afirmou.
Outra discussão foi iniciada e Bonner decidiu, definitivamente, encerrar a sessão entre os dois candidatos. “Padre Kelmon, o senhor decidiu instituir uma nova regra nesse debate. Eu pedi ao senhor diversas vezes que o senhor aguarde a sua vez de falar e retorne ao seu assento. O senhor pode retornar. Esta sessão está encerrada”, disse.