O segundo bloco do debate da TV Globo, na noite desta quinta-feira (29/9), abriu com uma pergunta do candidato Felipe D’ávila (Novo) ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tema sorteado foi cotas raciais, mas D'ávila acabou levando a questão para a corrupção nos governos petistas e como isso afetou o Brasil.
Lula então respondeu que o país tem uma dívida histórica com a população negra e que deve criar mais políticas públicas para a igualdade racial. “Eu queria que você apenas compreendesse que a lei de cotas vem de uma dívida que o país tem pelos 350 anos de escravidão. A lei de cotas é para enfrentar o racismo, para dar ao povo periférico a oportunidade de estudar e de deter direitos nesse país”, disse.
O petista completou a resposta ressaltando o impacto da lei de cotas no país. “Vocês não sabem o orgulho que tenho de ver filhos de domésticas, de lixeiros, fazendo engenharia. Ver as pessoas ganhando cidadania”, disse.
O Estatuto da Igualdade Racial completou 12 anos de vigor no país, mas ainda enfrenta desafios para a sua total implementação. Criado com o intuito de promover a igualdade racial da população negra por meio de políticas públicas, a legislação representa um avanço, mas ainda convive com as cruéis estatísticas do país — foram registradas quase 20 mil denúncias de crimes raciais no Brasil em 2021, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Último confronto antes do primeiro turno
Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) participam, nesta quinta-feira (29/9), do último debate entre os candidatos à presidência da República antes do primeiro turno, no domingo (2/10).
A Rede Globo convidou para o debate os postulantes de partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. O debate é mediado pelo jornalista William Bonner e será dividido em quatro blocos, todos com confrontos diretos entre os presidenciáveis. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.