A Rede Globo transmite hoje (29/09) o último debate dos presidenciáveis antes do primeiro turno das eleições, que será realizado no próximo domingo (02/10). O apresentador William Bonner será o mediador do debate que vai ao ar depois da novela “Pantanal”, a partir das 22h30.
Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).
Saiba Mais
Respeitando a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com, no mínimo, cinco cadeiras dentro do Congresso Nacional e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Regras do debate
O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres. O segundo e o quarto com temas determinados anteriormente. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.
Cada candidato terá 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica. O candidato que responde ao questionamento terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.
Em ordem sorteada previamente, as perguntas serão feitas sempre de candidato para candidato. Um candidato pergunta para outro de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco.
A dinâmica é a mesma no bloco com perguntas determinadas. O mediador, no entanto, sorteia em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado.
O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita, estarão Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).