Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (29/9) mostra o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) na liderança com 47% das intenções de voto, contra 37% de Jair Bolsonaro (PL). Em relação ao último levantamento, feito no mês passado, o petista cresceu três pontos percentuais, enquanto Bolsonaro cresceu um ponto. Os dados são da pesquisa estimulada, na qual os participantes são apresentados a uma lista de candidatos.
Em terceiro lugar figura o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções de voto — três pontos a menos do que no mês passado. Simone Tebet (MDB), por sua vez, subiu um ponto e alcançou 5% das menções. Os demais presidenciáveis alcançaram menos de 1%. Brancos e nulos foram 1%, enquanto 3% dos participantes disseram estar indecisos. Em relação aos votos válidos, Lula alcançou 49% e se aproximou de uma possível vitória em primeiro turno.
Saiba Mais
O levantamento ouviu 1.500 eleitores entre os dias 23 e 28 de setembro, por telefone, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09782/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais, com índice de confiabilidade de 95%.
Rejeição
Outro dado da pesquisa é que a rejeição ao governo de Bolsonaro é de 43%. "Jair Bolsonaro vai para esta eleição como o pior presidente avaliado desde a redemocratização. Todos os pares que tentaram a reeleição chegaram com popularidade majoritariamente alta. É uma novidade eleitoral no Brasil ter um incumbente em um cenário tão frágil de primeiro turno", disse o fundador do instituto Ideia, Maurício Moura.
Além disso, 85% dos eleitores disseram ter o seu voto consolidado, e 63% querem que a disputa seja liquidada ainda no primeiro turno.