A advogada Soraya Thronicke concorre ao Palácio do Planalto pelo Partido União Brasil (União). Ela disputará esta eleição com o número 44, mesmo deu seu partido.
Nascida em Dourados (MS), Soraya é advogada foi eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul em 2018, pelo então Partido Social Liberal (PSL) — hoje União Brasil.
Além disso, a candidata foi vice-líder de governo no Congresso Nacional e é coordenadora política da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado Federal. Ela também preside o União Brasil Mulher Nacional e o diretório do União Brasil em Mato Grosso do Sul.
Esta será a primeira vez em que concorre à Presidência do Brasil e tem como candidato a vice na chapa o economista e ex-deputado federal Marcos Cintra (União).
O União Brasil (União) surgiu com a fusão entre os partidos Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), que foi aprovada em 6 de outubro de 2021 por ambas as siglas.
Saiba Mais
Ordem de votação na urna
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
Como será no dia das eleições
Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.