A senadora Simone Tebet concorre ao Palácio do Planalto pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ela disputará esta eleição com o número 15, mesmo deu seu partido.
Nascida em Três Lagoas (MS), é formada em direito e começou a carreira política em 2003 como deputada estadual. De 2005 a 2010 foi prefeita de Três Lagoas por dois mandatos e de 2013 a 2014 foi secretária de Governo. Em 2015, chegou ao cargo senadora.
Ela também estava entre os senadores que trabalharam durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, em 2021.
Está será a primeira vez que concorre à presidência e tem como candidata a vice-presidente na chapa a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi fundado em 15 de janeiro de 1980 e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 1981.
Saiba Mais
Ordem de votação na urna
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
Como será no dia das eleições
Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.