O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) concorre ao Palácio do Planalto pelo Partido Liberal (PL). Diferentemente de 2018, ele disputará esta eleição com o número 22, mesmo deu seu partido.
Nascido em Glicério, no interior do estado de São Paulo, o presidente se formou em 1977 pela Academia Militar das Agulhas Negras no Rio de Janeiro e também serviu em grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército.
Bolsonaro fez carreira política como deputado estadual do Rio de Janeiro entre 1991 e 2018 e se tornou o 38º presidente do Brasil, ao assumir em 1º de janeiro de 2019.
Tem como candidato a vice na chapa o militar da reserva Walter Souza Braga Netto (PL), que ocupou dois cargos de ministro durante o primeiro mandato de Bolsonaro. Em fevereiro de 2020, assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil e foi nomeado ministro da Defesa em março de 2021.
O Partido Liberal (PL) foi criado em 25 de junho de 1985 pelo deputado federal Álvaro Vale. Em 2006, fundiu-se com o Partido da Reedificação da Ordem Nacional (Prona).
Saiba Mais
Ordem de votação na urna
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
Como será no dia das eleições
Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.