O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (28/9), declaração de apoio do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, e aguarda suporte do também ex-presidente do STF Ayres Britto ainda hoje, que deve gravar um vídeo de apoio.
A informação é do portal g1. Com isso, o petista soma quatro ex-presidentes do Supremo endossando a campanha, com Joaquim Barbosa e Celso de Mello. O apoio de Barbosa e Ayres Britto é articulado pelo grupo Prerrogativas e pelo candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Saiba Mais
Em nota divulgada nesta manhã, Celso de Mello afirmou criticou a atuação do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Revelou a uma nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial, de elevado coeficiente de mediocridade, destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República", disse o ex-ministro, que declarou voto em Lula no primeiro turno.
Barbosa, por sua vez, gravou um vídeo dizendo que Bolsonaro "não é um homem sério", e que o atual presidente "é visto como um ser humano abjeto, desprezível" nas grandes democracias.
Serviço: ordem de votação na urna
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
Como será no dia das eleições
Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.