Durante live nesta terça-feira (27/9), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez elogios a Giorgia Meloni, liderança mais votada nas eleições italianas e prestes a assumir como primeira-ministra no país europeu. Ela integra o Fratelli d’Italia (Irmãos da Itália), partido de extrema-direita.
“Eu vi parte do discurso dela. Ela se elegeu com o slogan de ‘Deus, pátria e família’. Parabéns à Giorgia, essa onda seria boa pegar no mundo todo, ‘Deus, pátria e família’ para nós termos aí uma liberdade a mais”, disse Bolsonaro ao comentar a vitória de Meloni.
Na sequência, o presidente brasileiro seguiu destacando afinidades com a nova premiê italiana. Bolsonaro também fez críticas ao período petista na presidência.
“O que ela fala lá é perfeitamente igual ao que nós falamos aqui, é o que nós queremos, paz, tranquilidade, ordem e progresso, respeito à criança em sala de aula. Cada um na tua, aquele cara que é diferente demais, fica na tua, não queira impor a sua vontade, o seu jeito, os seus votos para a população. Tenha paz, como nós vivíamos há pouco tempo atrás, antes da chegada dessa petralhada chegar ao poder aqui no Brasil”, comentou.
Admiradora do líder fascista Benito Mussolini, Meloni tem uma longa história na política do país e se notabiliza pela defesa de pautas anti-imigração e a favor da "família tradicional".