A senadora e candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) afirmou nesta segunda-feira (26/9) que "aquele que pede voto útil foge do debate", referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos esforços feitos pela campanha petista para atrair seus eleitores e os de Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno.
"Me espanta que aquele que pede voto útil foge do debate para se apresentar ao Brasil. Aí vem a pergunta, ele quer voto útil para quê? Para que a população brasileira dê um cheque em branco? Para que a população brasileira dê um tiro no escuro?", questionou a senadora, em coletiva de imprensa no comitê suprapartidário da campanha de Eduardo Leite (PSDB) ao governo gaúcho, em Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Saiba Mais
"Pessoas não comem ideologia"
Tebet disse ainda que sua candidatura, além de ser eleitoral, é política pois organiza o autointitulado centro democrático: "Inclusive para prepararmos para 2024, para as eleições municipais, e para 2026". A candidata voltou a criticar a polarização entre o ex-presidente Lula e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), destacando que "as pessoas não comem ideologia".
"Nossa candidatura tem condições de trazer equilíbrio, moderação, paz. É isso que vai dar segurança jurídica para os investidores. E é isso que vai fazer com que o Brasil rapidamente volte a crescer, gerar emprego e renda", disse Tebet.
Leite criticou a polarização ao demonstrar apoio à campanha da emedebista. "Nosso estado sempre teve algum nível de polarização. Nos últimos anos, os resultados que tivemos no estado, de virada de jogo, para botar as contas em dia, para voltar a investir, foram graças à superação dessa polarização", disse o tucano.
A candidata tinha agenda de campanha em Maringá, no Paraná, na parte da manhã, mas precisou cancelar o evento, após o avião não ter conseguido pousar na cidade em razão do mau tempo. Em Pelotas, após a coletiva, ela realizou uma caminhada ao lado de Leite e de outros candidatos locais por pontos comerciais da cidade. Ela ainda visita, nesta segunda-feira, Santa Maria, também no Rio Grande do Sul.