A mais recente pesquisa Datafolha mostra que 11% dos eleitores brasileiros podem mudar de candidato a presidente da República no primeiro turno para apoiar o primeiro colocado nas pesquisas. O levantamento foi divulgado ontem (22/9) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 47% das intenções de voto, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 33%.
Lula chegou a atingir 50% dos votos válidos na pesquisa, excluindo nulos, brancos e indecisos. Caso ultrapasse a marca no pleito, ele pode vencer ainda no primeiro turno. O petista vem reforçando a campanha pelo voto útil nas últimas semanas, tentando atrair os eleitores da senadora Simone Tebet (MDB) e de Ciro Gomes (PDT).
Saiba Mais
Os números de Tebet e Ciro
O levantamento mostra ainda que os eleitores de Bolsonaro são os menos propensos a trocar de candidato: apenas 6% deles mudariam o voto para decidir a eleição no primeiro turno. Já entre os de Lula, 11% mudariam o voto. O maior índice é entre que votam em Tebet, com 22% admitindo que podem mudar de voto. Entre os eleitores de Ciro, são 21%.
Ciro e Tebet são alvos de Lula por empatarem, tecnicamente, em terceiro lugar: o pedetista com 7%, e a emedebista com 5%. Embora ainda haja cautela com a ideia de liquidar a disputa em 2 de outubro, a campanha do ex-presidente recebeu com otimismo a pesquisa Datafolha.
O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, ouvindo 6.754 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e a confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04180/2022.