Em nota divulgada nesta quarta-feira (14/9), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) informa que irá apurar as denúncias contra o deputado Douglas Garcia (Republicanos), por ofensas proferidas contra a jornalista Vera Magalhães, ontem, após um debate para as eleições estaduais de São Paulo.
A presidente do Conselho, Maria Lucia Amary, afirmou que, no momento em que recebeu a representação contra Garcia, enviou para autuação e notificação do deputado. “Como mulher, repudio veementemente este tipo de comportamento e me solidarizo com a jornalista Vera Magalhães, que estava no exercício do seu trabalho”, destaca Amary. A nota diz que a investigação será feita “com transparência e celeridade”.
Saiba Mais
"O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo irá apurar as denúncias em relação à conduta do deputado Douglas Garcia com transparência e celeridade. A Alesp não compactua e repudia condutas ofensivas e desrespeitosas, sempre prezando pelo respeito, diálogo e tolerância entre todos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari, manifesta a sua solidariedade à jornalista Vera Magalhães e seu repúdio à atitude irresponsável do deputado Douglas Garcia. Pignatari reforça o seu compromisso e respaldo ao Conselho de Ética que, nesta gestão, tem cumprido com o seu dever e cumprirá mais uma vez", reforça a nota.
Republicanos
O partido do deputado Douglas Garcia, o Republicanos, afirmou, também em nota, que repudia o ocorrido e que já convocou o parlamentar para dar explicações.
Confira a íntegra da nota divulgada pela legenda:
"O Republicanos repudia o ocorrido nos bastidores do debate da TV Cultura envolvendo o deputado estadual Douglas Garcia e não compactua com a forma como ele abordou a jornalista Vera Magalhães.
A conduta do partido, que preza pelo conservadorismo na sua essência, é sempre pela via do diálogo, do bom senso e do respeito aos demais partidos, às instituições e às pessoas. Isso foi deixado claro ao Douglas no ato da sua filiação no ano passado.
Não reagimos com destempero às meias-verdades ou mentiras publicadas a nosso respeito. Ao contrário: procuramos sempre mostrar o outro lado ainda que ele seja muitas vezes ignorado. Nunca o partido agrediu de nenhuma maneira qualquer pessoa.
Sendo assim, a Executiva Estadual do Republicanos de São Paulo irá convocar o deputado Douglas Garcia para dar suas explicações e avaliará eventuais medidas concretas a serem tomadas".