São Paulo - Diferentemente de Brasília, onde as pessoas lotaram arquibancadas para assistir ao desfile na Esplanada dos Ministérios, as comemorações para celebrar o bicentenário da Independência em São Paulo reúnem no Ipiranga, onde chove forte e faz frio, um público bem abaixo do estimado pela prefeitura.
Entre os presentes, estão diversos apoiadores do presidente, mas em uma quantidade bem menor do que o esperado. A estimativa era de 10 mil pessoas no evento, mas, às 10h, quando começou o desfile cívico-militar, a adesão da população ainda estava bem tímida. O desfile está sendo realizado em toda a pista central da Avenida Dom Pedro I, no bairro do Ipiranga, como forma de integrar as ações do bicentenário.
A forte concentração de público é esperada para o período da tarde, na região da Avenida Paulista, já fechada para o trânsito de veículos. Diversos ônibus de excursão estão estacionados próximo a hotéis da região. A previsão é de que o tempo nublado persista durante o dia inteiro, mas é esperado uma redução do frio e das chuvas à tarde.
A exibição é realizada em parceria com o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. Estão programadas participações especiais de militares como dos Paraquedistas Cometas, da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, e da Cavalaria do Exército com o uniforme oficial dos Dragões da Independência.