Parte dos presidenciáveis se manifestou em favor da Amazônia nesta segunda-feira (5/9), data de celebração da maior floresta tropical do mundo. A preservação do bioma é pauta central às vésperas das eleições de outubro, sobretudo após a divulgação de dados alarmantes na área.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma sofreu 33.116 focos de queimadas em agosto, o maior valor para o mês desde 2010. Além disso, a floresta acumula mais de 46 mil focos de incêndio entre o início de janeiro e o fim de agosto deste ano. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não comentou sobre a data até a publicação desta reportagem.
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse por meio das redes sociais ser necessário preservar a Amazônia para não se “autodestruir”.
Ciro Gomes, candidato do PDT, afirmou que a comemoração ao bioma às vésperas do Dia da Independência é um sinal de que na Amazônia “reside parte importante do nosso futuro e da nossa soberania”.
Saiba Mais
Já Simone Tebet (MDB) exaltou a Floresta Amazônica como a maior riqueza do país. A postulante ao Palácio do Planalto também enalteceu a necessidade de políticas públicas estruturadas com órgãos fiscalizadores.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro