eleições

Bolsonaro critica método Paulo Freire: 'Fábrica de militantes'

Em sabatina na RedeTV!, nesta quinta-feira (1/9), o candidato voltou a falar que livros escolares pregavam ideologia de gênero e "ensinavam a fazer sexo"

Em sabatina realizada pela RedeTV!, o atual presidente e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, voltou a criticar os métodos criados pelo educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Segundo o mandatário, tais metodologias levaram a “uma fábrica de militantes em todo o Brasil”.

“Nós ficamos dois anos parados nessa questão [da educação]. A nossa proposta está vindo à frente, a educação transatlântica, você não tem como botar um cavalo de pau nela. Você tem que tirar esse método Paulo Freire de lá, porque não levou o Brasil a progresso nenhum. Muito pelo contrário, levamos em grande parte a uma fábrica de militantes em todo o Brasil. Eu fui contra o Fique Em Casa para alunos, e aí, decisão superior do Supremo, governadores, prefeitos…A autonomia dos próprios reitores, resolveram deixar todo mundo em casa”, disse, referindo-se às medidas de isolamento social por conta da pandemia de covid-19.

Sobre suas propostas para a educação brasileira, Bolsonaro disse que serão feitas aos poucos, devido à pandemia. Com isso, voltou a dizer que os livros escolares dos governos anteriores “pregavam ideologia de gênero” e “ensinavam as crianças a fazerem sexo”. “Você pega os livros escolares do nosso governo agora: o pai pode ficar tranquilo. Não tem nada tentando levar para a ideologia de gênero o seu filho em escolas. Tinha uns livros absurdos, simulando as crianças fazendo sexo. Ou seja, deturparam o ensino fundamental via ideologia de gênero, entre outras coisas. Estamos mudando isso tudo, já mudamos muitas coisas”, defendeu.

Sabatinas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro entrevistado da série de sabatinas que a RedeTV! News iniciou nesta quinta-feira (1/9). Os entrevistadores são os âncoras do Jornal, Luís Ernesto Lacombe e Erica Reis. As entrevistas serão transmitidas simultaneamente na televisão e nos canais digitais da emissora, mas foram previamente gravadas nos estúdios da emissora na Grande São Paulo. Todas as entrevistas terão duração de 30 minutos.

A emissora informou ter convidado os quatro primeiros colocados na pesquisa de opinião do instituto Paraná Pesquisas, divulgada na última quarta-feira (24/8). Além de Bolsonaro, figuravam nas primeiras posições desta pesquisa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

O atual mandatário aparece hoje em segundo lugar nas principais pesquisas de intenção de voto. Na pesquisa Ipec, divulgada na última segunda-feira (29/8), encomendada pela Globo, o ex-presidente Lula (PT) figura com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%.

Saiba Mais