eleições

Bolsonaro sobre a pandemia: 'Medidas que tomamos foram exemplares ao mundo'

Em sabatina na RedeTV! nesta quinta-feira (1/9), o candidato voltou a criticar as medidas de isolamento e disse que não errou na gestão da pandemia

Questionado sobre possíveis erros cometidos na gestão da pandemia de covid-19 no Brasil, o atual presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), negou ter cometido algum equívoco. A fala foi dada durante sabatina realizada na RedeTV!, nesta quinta-feira (1/9), na qual foi o primeiro entrevistado.

“Eu não posso falar em erros, porque a gente sempre procurou conversar com muita gente de forma rápida, para tomar decisões. Temos acertos. 2020, com o Fique em Casa, criamos dois programas, o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) — um até veio idealizado pelo senador Jorginho Mello, de Santa Catarina”, disse.

O atual presidente voltou a dizer, ainda, que as medidas tomadas pelo Brasil foram “exemplares” para o restante do mundo. “Evitamos que empregos fossem destruídos. As medidas tomadas por nós de desregulamentação e desburocratização vieram ajudar o Brasil a não colapsar (...) As medidas que nós tomamos foram exemplares para o mundo”, disse. “Não acredito em erros, pode ter acontecido um equívoco ou outro, não passa pela minha cabeça no momento”, concluiu.

A declaração é feita horas após a condenação, pelo Tribunal Permanente dos Povos (TPP), por crimes contra a humanidade cometidos durante a pandemia. O Brasil registrou, desde 2020, mais de 684 mil mortos. O Tribunal entendeu que a adoção de uma condução diferente da crise sanitária teria salvo a vida de pelo menos 100 mil pessoas. Apesar de não ter consequências jurídicas, a condenação simbólica deve ampliar a pressão internacional contra o presidente.

Sabatinas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro entrevistado da série de sabatinas que a RedeTV! News iniciou nesta quinta-feira (1/9). Os entrevistadores são os âncoras do Jornal, Luís Ernesto Lacombe e Erica Reis. As entrevistas serão transmitidas simultaneamente na televisão e nos canais digitais da emissora, mas foram previamente gravadas nos estúdios da emissora na Grande São Paulo. Todas as entrevistas terão duração de 30 minutos.

A emissora informou ter convidado os quatro primeiros colocados na pesquisa de opinião do instituto Paraná Pesquisas, divulgada na última quarta-feira (24/8). Além de Bolsonaro, figuravam nas primeiras posições desta pesquisa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

O atual mandatário aparece hoje em segundo lugar nas principais pesquisas de intenção de voto. Na pesquisa Ipec, divulgada na última segunda-feira (29/8), encomendada pela Globo, o ex-presidente Lula (PT) figura com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%.

Saiba Mais