ELEIÇÕES 2022

"Você deve pedir desculpas ao povo brasileiro", diz Felipe D’Avila a Lula

O candidato do Novo confrontou o ex-presidente Lula sobre corrupção e disse que o governo do petista foi um "assalto"

Aline Brito
postado em 30/09/2022 01:10
 (crédito: Reprodução/TV Globo)
(crédito: Reprodução/TV Globo)

O candidato à presidência da República Felipe D’Avila (Novo) confrontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre corrupção durante o debate presidencial realizado pela TV Globo na noite desta quinta-feira (29/9). D’Avila sugeriu que Lula deveria “pedir desculpas ao povo brasileiro” pelo “roubo no seu governo”.

No desenrolar da discussão, que deveria ser sobre cotas raciais, o candidato do Novo afirmou que “120 bilhões de reais se perderam na corrupção” durante o governo Lula e perguntou como o petista pretende comandar o país nos próximos quatro anos caso seja eleito. “Como o senhor, se eleito presidente, vai comandar o país: como chefe de um governo que sabia desses R$ 120 bilhões que foram desviados ou como alguém incompetente que não sabia o que aconteceu?”, indagou D’Avila.

Em resposta, Lula pediu para que D’Avila apontasse fontes que comprovam os números citados. “Felipe, você pode pelo menos me dar uma fonte sua? Porque eu estou vendo aqui uma citação de números sem nem uma fonte, me dê uma fonte”, rebateu Lula. “De vez em quando as pessoas vêm aqui e falam com uma facilidade de números e coisa parecida, sem nenhuma experiência concreta de saber o que é uma máquina pública”, argumentou o petista, que usou o restante do tempo disponibilizado para a resposta para falar sobre cotas raciais, que foi o tema sorteado para os dois candidatos debaterem.

“300 milhões de reais foram devolvidos aos cofres públicos por um diretor da Petrobras. 110 milhões de reais foi a conta deixada do rombo de Dilma Rousseff na eletricidade brasileira. Olha, R$ 120 bilhões é muito dinheiro, eu acho que você deve pedir desculpas ao povo brasileiro pelo roubo no seu governo, pelo assalto que foi o seu governo”, disse Felipe D’Avila. “120 bilhões de reais fez falta na vida de muitas pessoas, mas não fez falta na vida da turma do Pt e nem na sua”, atacou.

Por fim, Lula disse que pessoas como D’Avila “nunca deram certo” na política. “O problema de pessoas como você que querem entrar na política e aparecem como pessoas que vão salvar o mundo, nunca deram certo nesse país”, afirmou. “Você está diante de uma pessoa, que é o presidente que mais teve preocupação com a inclusão social nesse país. É por isso que eu vou voltar, eu vou voltar porque o povo brasileiro quer que eu volte, eu vou voltar porque o povo brasileiro está com saudade”, concluiu Lula.



Último confronto antes do primeiro turno



Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) participam, nesta quinta-feira (29/9), do último debate entre os candidatos à presidência da República antes do primeiro turno, no domingo (2/10).

A Rede Globo convidou para o debate os postulantes de partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. O debate é mediado pelo jornalista William Bonner e será dividido em quatro blocos, todos com confrontos diretos entre os presidenciáveis. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação