Questionado pela candidata Simone Tebet (MDB) sobre as mudanças climáticas e desmonte de políticas públicas voltadas ao meio ambiente durante seu governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) negou os dados sobre desmatamento. “Nós temos no Brasil dois terços das nossas florestas preservadas, da mesma maneira quando Pedro Álvares Cabral chegou aqui”, alegou.
O presidente enfatizou que o Brasil é exemplo para o mundo nos países que menos emitem gases e disse ter colocado forças armadas para combater incêndios. “A senhora deve ter um pouquinho de noção do tamanho do que é a nossa floresta Amazônica, ela equivale a uma Europa ocidental. Como tomar conta disso tudo?”, argumentou.
“É uma briga de narrativas e informações porque o nosso agronegócio é cobiçado e a senhora está com muito ciúmes da Tereza Cristina, que tirou sua vaga do Senado Federal por Mato Grosso do Sul”, alfinetou Bolsonaro.
Em resposta, Tebet — que é do agronegócio — citou como a falta de chuvas no Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul está fazendo diminuindo a produção e fazendo com que a comida chegue mais cara na sua mesa. “É impressionante o quanto acredita na própria mentira, mas valos lá. O mundo virou as costas para o Brasil porque o presidente apoia projetos que são verdadeiros retrocessos, que querem destruir a Amazônia”, disse a candidata.
???? #DebateNaGlobo
????? Sete presidenciáveis debatem, na noite desta quinta, pela última vez antes do primeiro turno.
???? O confronto começa a partir das 22h30 e terá apenas perguntas entre os candidatos.
????? Clique aqui e acompanhe a cobertura do Correio https://t.co/jHTY3KEAsv— Correio Braziliense (@correio) September 29, 2022
Último confronto antes do primeiro turno
Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) participam, nesta quinta-feira (29/9), do último debate entre os candidatos à presidência da República antes do primeiro turno, no domingo (2/10).
A Rede Globo convidou para o debate os postulantes de partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. O debate é mediado pelo jornalista William Bonner e será dividido em quatro blocos, todos com confrontos diretos entre os presidenciáveis. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.