O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o primeiro a ser perguntado no debate da TV Globo, realizado na noite desta quinta-feira (29/9). O petista foi questionado pelo presidenciável Ciro Gomes (PDT) sobre a desigualdade social durante os 14 anos em que o partido esteve no poder.
Lula rebateu o argumento de que a população vulnerável foi prejudicada durante o seu governo. “Ciro, o senhor poderia começar essa pergunta de outra forma. Deveria perguntar para mim como é que no governo do PT os mais pobres tiveram 80% de aumento real na sua renda enquanto os ricos tiveram só 20%”, disse.
O petista ainda comentou que Ciro fez parte de seu governo e estava de acordo com as políticas adotadas. “Poderia perguntar porque fizemos reforma agrária e colocamos 52 milhões de hectares de terra à disposição do assentamento de 70 mil famílias. Nós criamos programas de inclusão social que você cansou de elogiar quando participava do governo”, afirmou.
Ciro Gomes, então, respondeu que saiu da gestão de Lula por divergências. “Eu me afastei por causa das políticas de contradição do governo na economia e contradições morais”, disse.
Além de Lula e Ciro Gomes, também participam do debate da TV Globo Jair Bolsonaro (PL), Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). Este é o último debate antes de 2 de outubro — data marcada para a votação do primeiro turno em todo país.
???? #DebateNaGlobo
— Correio Braziliense (@correio) September 29, 2022
????? Sete presidenciáveis debatem, na noite desta quinta, pela última vez antes do primeiro turno.
???? O confronto começa a partir das 22h30 e terá apenas perguntas entre os candidatos.
????? Clique aqui e acompanhe a cobertura do Correio https://t.co/jHTY3KEAsv
Último confronto antes do primeiro turno
Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) participam, nesta quinta-feira (29/9), do último debate entre os candidatos à presidência da República antes do primeiro turno, no domingo (2/10).
A Rede Globo convidou para o debate os postulantes de partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. O debate é mediado pelo jornalista William Bonner e será dividido em quatro blocos, todos com confrontos diretos entre os presidenciáveis. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.