O eleitor poderá votar somente para presidente caso queira anular ou votar em branco para os demais cargos que concorrem às eleições de 2022, sendo eles o de deputado federal, estadual ou distrital, senador e governador. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A possibilidade não é limitada somente ao cargo da presidência, mas para qualquer outra função se esse for o desejo do eleitor, já que a urna eletrônica contabiliza cada voto individualmente. Portanto, votar apenas para presidente e em branco para os demais cargos, por exemplo, não anula o voto registrado.
Este ano, 11 candidatos concorrem ao Palácio do Planalto, incluindo o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Para escolher o postulante, é necessário selecionar dois dígitos na urna eletrônica.
Eleições de 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Fizemos uma matéria com um passo a passo de como justificar ausência no dia da votação.
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.
Saiba Mais
- Economia Dívida pública cai 0,4% e atinge R$ 5,8 trilhões em agosto
- Economia Guedes: dado de 33 milhões passando fome é número 'completamente despropositado'
- Holofote É falso que 70% do processo eleitoral seja terceirizado e que a terceirização comprometa a integridade das eleições
- Cidades DF "Iges trouxe muitos prejuízos para o DF", afirma Leila do Vôlei
- Política Carlos Velloso, ex-ministro do STF, declara voto em Lula no 1º turno
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.