Pelo menos mais 13 pesquisas para presidente da República serão divulgadas nesta reta final do primeiro turno das eleições. Entre esta quarta-feira (28/9) e sábado (1º/10), institutos que farão a sondagem da intenção de voto do eleitorado são Ipec, Atlas, Genial/Quaest, Exame/Ideia, Datafolha e CNT/DMA, entre outros.
Veja quais pesquisas serão divulgadas nos próximos dias
- Quarta (28/9): Quaest
- Quarta (28/9): Poderdata
- Quarta (28/9): Equilíbrio Brasil
- Quinta (29/9): Datafolha
- Quinta (29/9): Futura
- Quinta (29/9): Ideia
- Sexta (30/9): Veritá
- Sexta (30/9): Atlas
- Sexta (30/9): Brasmarket
- Sexta (30/9): Paraná Pesquisas
- Sábado (1º/10): Ipec
- Sábado (1º/10): MDA
- Sábado (1º/10): Datafolha*
* Foi registrada no dia 24 no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com previsão de ser publicada no dia 30, mas a assessoria do instituto confirmou que será no dia 1º.
O primeiro turno das eleições será no domingo (2/10). Haverá definição para os cargos de deputado federal, deputado estadual/distrital, senador, governador e presidente. Em caso de segundo turno, a data confirmada é 30 de outubro.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 156.454.011 brasileiros estão aptos a votar em 2022. São 82.373.164 mulheres (53%) e 74.044.065 homens (47%).
Ordem de votação na urna
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
Como será no dia das eleições
Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Saiba Mais
- Política Bolsonaro parabeniza premiê italiana: 'fala igual o que falamos'
- Política Angélica declara voto em Lula: 'Não cogitei votar no atual presidente'
- Política Frota sobre Ciro: 'Deveria largar a mágoa e trabalhar pelo Brasil'
- Política Pesquisa Genial/Quaest: Lula cresce entre os mais pobres
- Brasil Padre mineiro é eleito Superior Geral dos Redentoristas
- Política Rodrigo Constantino diz que não respeita o voto em Lula: "Não é normal"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.