O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer, nesta segunda-feira (26/9), que Ciro Gomes (PDT) "tem surtado" e está contando mentiras. O petista afirmou ainda que um eventual apoio no segundo turno será negociado com o PDT, e não com Ciro.
"Ele tem mentido a meu respeito desde que começou a campanha. Eu acho que o Ciro tem surtado ultimamente", disse Lula à imprensa ao chegar em evento com artistas realizado no Anhembi, em São Paulo. "Acho que o Ciro está colhendo o que ele plantou. Quem planta vento, colhe tempestade", completou.
Saiba Mais
O comício desta segunda-feira é o último grande ato da campanha de Lula antes do primeiro turno, no próximo domingo (2/10). O objetivo é reunir artistas como Pabllo Vittar, Daniela Mercury e Valesca Popozuda, entre outros, para atrair os eleitores pelo voto útil e também os indecisos.
Mais cedo, Ciro fez um "manifesto à nação", transmitido em suas redes sociais, no qual criticou a tática da campanha lulista para tentar atrair eleitores, à qual chamou de "virulenta campanha nacional e internacional".
Questionado sobre o pronunciamento do adversário, Lula afirmou que não sabe o que foi falado nele e que um acordo no segundo turno seria feito com o partido. "Se acontecer o segundo turno, vamos tentar conversar com outras forças políticas", respondeu o petista. "Se o Ciro quiser conversar, nós conversaremos. Agora a conversa não é pessoal, é entre partidos. Se for necessário conversar com o PDT, a nossa presidente Gleisi Hoffmann vai procurar o presidente [Carlos] Lupi (PDT), e vamos conversar", completou.
Virando votos e mirando nos indecisos
O evento que ocorre nesta segunda é parte da estratégia da campanha de Lula para a semana final: focar no voto útil, nos indecisos e combater a abstenção. "Eu devo à Janja esse sucesso aqui, porque ela cismou de organizar isso, junto com outras pessoas, colhendo o que foi plantado", disse Lula, mencionando sua esposa Rosângela da Silva.
A cantora Pablo Vittar, ao chegar no evento, afirmou que estava lá "para virar voto, né? Tem muitas pessoas que ainda estão indecisas e a gente tem pouco tempo. Então eu acho que é meu papel vir aqui dar esse apoio”, disse. Outros famosos, como Gilberto Gil, Fernanda Abreu e Arnaldo Antunes, não puderam comparecer ao evento, mas enviaram vídeos de apoio a Lula.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.