A deputada federal e candidata à reeleição Tabata Amaral (PSB-SP) se posicionou a favor da eleição da chapa Lula-Alckmin no primeiro turno. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (22/9), a parlamentar argumentou sobre a necessidade de união do campo democrático e avaliou que um segundo turno das eleições seria "questionado e tumultuado".
"Precisaremos colocar a democracia em primeiro lugar e convencer o maior número possível de pessoas a votarem, já no 1º turno, na única chapa que tem condições reais de derrotar Bolsonaro. A gente não pode permitir, de maneira alguma, que Bolsonaro esteja presente por um segundo mandato", disse.
Uma das razões pra eu ter apoiado Ciro com tanto entusiasmo em 2018 foi saber que ele era o único candidato com condições de derrotar Bolsonaro. Dessa vez a única chapa com condições de derrotar Bolsonaro é a de Lula e Alckmin. pic.twitter.com/bxgewnuOsn
— Tabata Amaral 4040 ?? (@tabataamaralsp) September 22, 2022
Em 2018, Tabata Amaral concorreu às eleições pelo PDT, partido à época do presidenciável Ciro Gomes. Ela explicou que nas eleições anteriores apoiou Ciro porque entendia que ele era o único candidato viável para derrotar Bolsonaro. Nas eleições deste ano, a deputada federal usa o mesmo argumento de voto útil.
"Das candidaturas que estão postas, a que mais pode nos ajudar a virar esse jogo é a de Ciro Gomes. Primeiro porque ele é o terceiro colocado nas pesquisas, mas também porque os eleitores de Ciro são os que têm mais chance de votar em Lula/Alckmin", afirmou.
Tabata ressaltou, ainda, que Ciro é uma liderança importante para o debate democrático no país. "Ganhou minha admiração por ajudar a revolucionar a educação no Cerá. No entanto, essa não é uma eleição normal. Em tempo anormais, precisamos de lucidez e firmeza. Repito: 'temos que fechar essa fatura já no 1º turno", defendeu a candidata a reeleição'", defendeu a parlamentar.
Nesta semana, o ex-deputado estadual do Paraná, Haroldo Ferreira (PDT), declarou apoio a Lula. Por meio de uma carta enviada ao presidente da legenda, Carlos Lupi, ele comunicou o afastamento do cargo de membro do diretório nacional do partido e de vice-presidente da Fundação Leonel Brizola e disse que Ciro tem promovido uma "campanha odiosa contra o principal candidato de oposição ao regime bolsonarista".
Saiba Mais
Ciro critica Lula e Bolsonaro
Em sabatina realizada pelo Correio, Ciro Gomes (PDT) afirmou que Lula (PT) e Bolsonaro (PL) são "duas faces da mesma moeda". "A briga do Lula com o Bolsonaro é para ver quem pega na manivela. Bolsonaro é um malcriado, bruto, grosseiro, fascistoide. Óbvio que Lula é uma pessoa mais afável. Porém, passou daí é tudo igual. O modelo de governança política e da economia é rigorosamente a mesma coisa", disse.
Além disso, Ciro se apresentou como um candidato contra o sistema. "Sou candidato porque é necessário. Sou o único que está contestando o sistema, o único que tem uma proposta com começo, meio e fim", defendeu.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Pabllo Vittar anuncia nova fase da carreira e produção do próximo álbum
- Brasil Regina Duarte: 'Repulsa e rejeição a Bolsonaro são por ignorância'
- Política FHC pede voto em quem tem "compromisso no combate à pobreza e à desigualdade"
- Política Ciro: Guilherme Boulos é "patinho manipulado por Lula" perto de Meirelles
- Mundo Qual o tamanho e o poder de destruição do arsenal nuclear da Rússia?
- Política Bolsonaro fará lives diárias até o dia do primeiro turno
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.