A ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello (PT), criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governo Jair Bolsonaro (PL), por negar a realidade da fome entre os brasileiros. Nessa quarta-feira (21/9), Guedes questionou dados sobre a insegurança alimentar no país ao afirmar que é impossível que o Brasil tenha 33 milhões de pessoas passando fome.
Em redes sociais, a ex-ministra disse que negar a realidade da fome no país não irá mudar a realidade e que colocar um "antolho", em referência ao acessório usado em animais para limitar a visão, não evitará que "se deparem nas ruas com a tragédia social".
"Guedes coordena o IBGE. Seria útil ter oferecido à sociedade e ao governo bases científicas que permitissem construir políticas públicas para enfrentar a fome e a Insegurança Alimentar. Não fez. Por isso a Rede Penssan foi a campo. Não cabe ao governo dar pitacos", criticou Campello.
1) Guedes e Bozo mais uma vez questionam a fome e os dados apurados pela Rede de Pesquisadores em Soberania e Segurança Alimentar, Rede PENSSAN. Negar as evidências não mudará a realidade. Tão pouco colocar “antolhos” evitará que se deparem nas ruas com a tragédia social. ????
— Tereza Campello (@CampelloTereza) September 21, 2022
Para ela, Guedes deveria ter ajudado a impedir o crescimento da fome no Brasil. Mas afirma que, em quatro anos, o ministro não aprendeu nada, só restando o "negacionismo".
"Deveria ter cumprido seu papel, e frente ao crescimento da tragédia social, ter orientado o IBGE a ir a campo com a aplicação da EBIA (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar). A última foi feita em 2017. Ao contrário, vem sucateando o IBGE", disparou.
"Em 4 anos não aprenderam nada, só resta o negacionismo. Destruíram a estratégia brasileira de enfrentamento à fome e pobreza e construíram um programa mal desenhado. Por isso a fome está de volta. Com Lula vamos tirar o Brasil, novamente, do MAPA da FOME e reconstruir o país", finalizou.
4) Em 4 anos não aprenderam nada, só resta o negacionismo. Destruíram a estratégia brasileira de enfrentamento a fome e pobreza e construíram um programa mal desenhado. Por isso a fome está de volta. Com Lula vamos tirar o Brasil, novamente, do MAPA da FOME e reconstruir o país.
— Tereza Campello (@CampelloTereza) September 21, 2022
Saiba Mais
- Cidades DF MPDFT abre inquérito sobre prazos de inspeções do transporte público
- Brasil Criança de 7 anos é refém de ex-padrasto em Belo Horizonte
- Brasil Homem que faz criança refém está nervoso e negociação fica complicada
- Política Eleição 2022: 'voto envergonhado’ em Lula ou Bolsonaro pode decidir o pleito?
- Política Datafolha divulga hoje (22/9) pesquisa para presidente
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.