O PDT, partido do candidato à Presidência Ciro Gomes, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste sábado (17/9) uma ação contra o candidato a deputado Augusto de Arruda Botelho (PSB-SP) e o perfil @jairmearrependi por apropriação da marca "Prefiro Ciro". Os representados usaram o filtro temático alterado para "Prefiro Lula" com o objetivo de mostrar apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os advogados da campanha do pedetista argumentam que a apropriação da marca dá a impressão que Ciro decidiu apoiar Lula. "A partir do uso da expressão 'Prefiro' e a utilização das mesmas cores da respectiva propaganda eleitoral utilizada pelo Senhor Ciro Gomes, denota-se a similitude criando, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais capazes de confundir o eleitorado brasileiro", afirmam na ação.
Viciados em meter a mão no bolso alheio, alguns petistas tão conseguindo se superar. Escondidinho, “chuparam” a MARCA OFICIAL DA CAMPANHA DE LULA de uma empresa americana (https://t.co/tXc7BoGwo4). Agora tentam se apropriar da nossa marca. Onde vai parar a roubalheira? /ADM pic.twitter.com/LV50h8CQB2
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 16, 2022
O perfil @jairmearrependi publicou no Twitter uma nota afirmando que a "paródia visual e a sátira em eleições é algo comum em todas as democracias" e que "uma coisa feita como piada interna" acabou ganhando grande proporção devido à divulgação de Ciro.
— JaIrme (@jairmearrependi) September 17, 2022
Botelho também se manifestou no Twitter. "33 milhões de pessoas passando fome e um candidato à presidência me processa por isso. @cirogomes vem com a gente, vamos virar juntos a página mais triste da nossa história", escreveu.
Saiba Mais
- Mundo Tufão no Japão: dois milhões de pessoas são orientadas a sair de casa
- Cidades DF "Matou ela espancada", diz madrasta de mulher morta pelo companheiro no DF
- Mundo Brasiliense passa 14h na fila do funeral de Elizabeth II: "Experiência única"
- Política Com Bolsonaro em Londres, saiba quem assume a Presidência do Brasil
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.