A deputada estadual Andréia de Jesus (PT), candidata à reeleição, recebeu uma nova ameaça de morte em seu email nessa quinta-feira (15/9). “Vamos eliminar você”, diz o texto assinado pelo ‘Comando de Caça aos Comunistas de Minas Gerais’, em referência ao grupo paramilitar que atuou durante a ditadura militar brasileira.
Saiba Mais
A ameaça inclui detalhes sobre como a Andréia seria morta. O texto cita o nome de Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio de Janeiro pelo Psol, assassinada em março de 2018.
“Já estamos contando as balas” é o título do email.
Recebi uma nova ameaça.
Essa se tornou uma realidade na minha vida. Enquanto caminhava por Minas Gerais, levando esperança para um povo que está cansado de tanto sofrer, recebo a notícia de que, mais uma vez, minha vida foi ameaçada.— Andréia de Jesus 13050?????Preta Voz de Vidas Negras (@andreiadejesuus) September 16, 2022
A assessoria da deputada informou que a polícia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi acionada, e um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil.
Ainda serão encaminhadas demandas para a presidência do Legislativo estadual relativas à segurança da deputada, como carro blindado e ampliação da sua segurança pessoal.
Deputada ameaçada, de novo
Essa não é a primeira vez que a deputada recebe intimidações desse teor. Desde o início do mandato, foram abertos 29 inquéritos policiais por ameaças de morte contra ela. Andréia anda escoltada pela Polícia Militar desde que recebeu ameaças durante uma visita à cidade de Varginha, no Sul de Minas, no final de 2021.
Campanha
Andreia de Jesus estava em um evento de campanha em Montes Claros quando recebeu o e-mail. Ela decidiu divulgar o caso somente nesta sexta-feira (16/9) para evitar retaliações enquanto estivesse na estrada.
Violência política
O Brasil registrou 214 casos de violência política no primeiro semestre deste ano – 32% a mais do que os 161 episódios registrados em 2020, último ano em que houveram eleições. A maioria são ameaças, mas já foram registrados 51 homicídios por motivação política até junho.
Saiba Mais
- Cidades DF Covid-19: taxa de transmissão está estável, e DF registra 46 novos casos
- Educação básica DF conquista 2° lugar no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental
- Política 'O negócio do Jair' revela passado assombroso do clã Bolsonaro
- Política Para criticar Lula, Moro divulga material de campanha de Bolsonaro
- Política Janones e Nikolas batem boca e discussão acaba em processo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.