A 19 dias do primeiro turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu virtualmente, nesta terça-feira (13/9), com 7.866 comunicadores engajados na campanha dele para a Presidência. O objetivo foi compartilhar orientações sobre os últimos momentos da mobilização para conquistar apoio ao petista.
Em um tom esperançoso, Lula pediu que os influenciadores não sejam contaminados por ódio e que não façam “nenhuma provocação nem o jogo rasteiro dos nossos adversários”. Em contrapartida, o candidato pediu que os apoiadores inundem os espaços virtuais em que atuam com mensagens que tocam o coração, com uma “comunicação mais leve”.
“É o momento de colocar a alma para trabalhar e o coração para falar. Vamos falar diretamente à mulher, diretamente ao homem, falar dos problemas que eles estão sofrendo. Neste instante, nossa candidatura representa a esperança”, disse o candidato.
Os comunicadores atuam nas 10 legendas que fazem parte da coligação que apoia Lula e Geraldo Alckmin (PT, PSB, PCdoB, PV, Psol, Rede, Solidariedade, PROS, Avante e Agir), além de atuarem em movimentos sociais, sindicatos, rádios comunitárias, organizações da sociedade civil e na internet.
No encontro, Lula também criticou a presença digital do adversário Jair Bolsonaro (PL), a qual afirmou ser feita por “robôs” que replicam mensagens e pediu que os comunicadores não perdessem “os sentimentos” durante a mobilização nas redes sociais.
“Nós temos uma vantagem em relação aos robôs deles. Nós não somos algoritmos, nós somos seres humanos e não queremos perder nossos sentimentos. Temos de colocar nas nossas mensagens aquilo que mais toca o ser humano, que é o coração. Por isso que falar de amor, de esperança, de futuro é tão importante”, pontuou.
Saiba Mais
“No dia 22, começa a primavera, e dias depois terá a eleição. E o povo brasileiro vai se dirigir à urna para digitar seu voto com muita esperança, com muito amor, muita paz, muita leveza espiritual para que a gente possa mostrar que nós temos que reconstruir, não apenas a economia do país, o processo de industrialização, a geração de emprego, mas reconstruir o modo gostoso de viver, o modo da família viver em paz, com esperança, em harmonia”, completou.
Campanha deve focar em vitória no primeiro turno e em incentivar o voto em deputados e senadores da coligação
À rede de comunicadores, Lula também elencou outros dois objetivos da reta final de campanha: a vitória no primeiro turno e a campanha para que sejam eleitos candidatos a deputados e senadores, além dos governos locais, que estejam alinhados às propostas do petista.
“É importante não nos esquecermos de falar nos nossos candidatos nos estados. Nós temos a perspectiva de eleger o presidente da República e eleger junto o governador de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de nove estados do Nordeste e outras regiões. Não é pouca coisa o que pode acontecer nessas eleições”, detalhou.
Lula afirmou que o grupo deve acreditar que é possível conquistar a vitória no primeiro turno. “Tem gente que tem vergonha, ‘ah, não vamos falar em ganhar no primeiro turno porque parece soberba’. Mas se tem candidato com 1% acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam. Sem desprezo a ninguém”, afirmou.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Sindicato rural barra show de João Gomes no MA após crítica a Bolsonaro
- Brasil Confira o resultado do concurso 2519 da Mega-Sena; prêmio é de R$ 73,4 milhões
- Política Em votação relâmpago, TSE aprova sugestão de militares para teste em urnas
- Política "Pilha da esquerda", diz Bolsonaro sobre "não gostar de mulher"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.