O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que o candidato a deputado federal Douglas Belchior (PT-SP) utilize um boné em sua foto de urna. Na decisão tomada nesta terça-feira (13/9), a corte justifica que o acessório faz parte de uma característica sociocultural do postulante ao Congresso.
Ao registrar sua candidatura, Belchior anexou aos documentos uma foto em que aparece com boné de aba reta. Por sua vez, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo barrou o uso do adereço, sob a alegação de que se tratava de um "elemento cênico". O impasse foi até o tribunal superior por meio de um recurso apresentado pela defesa do candidato, que é militante do movimento negro e que, este ano, decidiu concorrer a uma vaga como parlamentar.
Saiba Mais
- Política TSE recebe mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular em um mês
- Política Pesquisa Ipec: Merval Pereira solta análise antes da hora
- Política Lula nas redes sociais: "Nunca fiz eleição para ganhar no 2º turno"
- Política Flávio Bolsonaro pede Pix para campanha do pai: 'Estamos precisando'
O ministro do TSE responsável por analisar o caso, Sérgio Banhos, avaliou que o uso do boné pelo candidato, "neste caso específico, não atrapalha a visualização do seu rosto nem dificulta o seu reconhecimento pelo eleitor". Por isso, a foto apresentada atenderia aos requisitos previstos nas regras das fotografias dos candidatos previstas pela Justiça Eleitoral.
A decisão vai ao encontro da justificativa apresentada pela defesa de Belchior. Segundo os advogados, o boné usado pelo candidato faz parte da maneira como ele é reconhecido pelo seu eleitorado. A defesa também relatou que a proibição dificulta sua identificação perante o eleitorado, restringindo o direito à utilização de indumentária que identifica a cultura que o candidato representa.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Diversão e Arte Audiência de 'The crown' cresce 800% após morte da Rainha Elizabeth
- Esportes Técnico do PSG destaca jogo coletivo de Neymar: 'Trabalha para a equipe'
- Economia Rio de Janeiro e Roraima ganharam mais posições no ranking de competitividade
- Diversão e Arte Simony reflete sobre o câncer: "Nem sempre a doença é para o fim"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.