O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta quinta-feira (8/9) sobre a morte da Rainha Elizabeth II, durante sabatina do CB.Poder, programa do Correio em parceria com a TV Brasília. Segundo o chefe do Executivo, como está em campanha pela reeleição, terá de “analisar” a possibilidade de comparecer ao enterro da monarca. A possibilidade maior, porém, é de que ele envie uma comitiva.
“Nós já decretamos três dias de luto oficial. A rainha foi uma pessoa fantástica, sempre transmitindo alegria, seriedade e patriotismo. Uma família que teve seus problemas, que toda família tem e ela sempre foi uma âncora.”
“O protocolo ainda não sabemos, de quando serão os atos, a sua despedida... De acordo com o protocolo, a gente decide o que fazer. Eu, particularmente, estamos em campanha, andando pelo Brasil, vamos analisar se é o caso ir ou não. Seriam dois dias da nossa agenda. Mas, caso não seja possível, nós vamos mandar uma comitiva nossa para lá. No momento, a gente pede a Deus que acolha, conforte seus familiares. Nossas condolências a todo o povo, não só da Inglaterra, como do Reino Unido todo.”
Minutos antes de a sabatina começar, o presidente usou as redes sociais para lamentar a morte da rainha britânica Elizabeth II. Além disso, decretou luto oficial de três dias, em todo o território nacional. O documento foi assinado pelo chefe do Executivo e também pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.
"Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico", escreveu Bolsonaro, em seu perfil no Twitter.
- Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022
Sabatinas
Bolsonaro é o quarto candidato a participar da série de entrevistas com os presidenciáveis do programa CB.Poder — parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília. Soraya Thronicke (União Brasil) foi a primeira entrevistada, no dia 31 de agosto. Felipe D’Avila (Novo) compareceu ao programa no dia 2 de setembro e Simone Tebet (MDB) participou na terça-feira (6).
A entrevista com o presidente tem transmissão ao vivo na TV Brasília e nas redes sociais do Correio — YouTube, Twitter e Facebook. Na bancada estará a jornalista e colunista de política do Correio Denise Rothenburg.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.