Eleições 2022

Pesquisa Genial/Quaest em SP traz Bolsonaro com 37%; e Lula, 36%

O atual presidente lidera numericamente no estado, e a diferença entre os dois está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa

Victor Correia
postado em 08/09/2022 11:15 / atualizado em 08/09/2022 11:34
 (crédito: Reprodução/AFP/Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(crédito: Reprodução/AFP/Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Pesquisa Genial/Quaest realizada em São Paulo mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatam tecnicamente no estado na corrida presidencial. O atual mandatário lidera com 37% das intenções de voto, enquanto o petista vem em seguida com 36%. Os dois estão dentro da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais. Os dados são da pesquisa estimulada, quando os participantes são apresentados a uma lista de candidatos.

Em relação ao levantamento de agosto, o cenário mudou: Lula tinha 37% das menções, enquanto Bolsonaro estava com 35%, ainda um empate técnico. Ciro Gomes (PDT) cresceu dois pontos percentuais e alcançou 9% das intenções, e segue no terceiro lugar. Simone Tebet (MDB) também cresceu e saiu dos 3% para 6% de agosto para setembro. Vera Lúcia (PSTU) e Felipe D'Avila têm 1% dos votos cada, e os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 5% dos participantes se disseram indecisos. 

Em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista lidera numericamente com 43% das intenções de voto, contra 42% de Bolsonaro. Ambos tecnicamente empatados na margem de erro. Brancos, nulos ou não pretendem votar somaram 12% dos participantes, enquanto 3% se disseram indecisos.

Foi a primeira pesquisa Quaest realizada após o debate na TV Band. O levantamento ouviu 2 mil pessoas presencialmente entre os dias 2 e 5 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e 95% de confiabilidade. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-04685/2022 e sua realização custou R$ 131.100,00.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação