A candidata do MDB à presidência da República, a senadora Simone Tebet, usou o Twitter, nesta quarta-feira (7/9), para classificar como machistas as falas e o comportamento do presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o ato de celebração do bicentenário da Independência.
“Vergonhoso e patético! No dia da Independência do Brasil, o Presidente mostra todo seu desprezo pelas mulheres e sua masculinidade tóxica e infantil. Como brasileira e mulher, me sinto envergonhada e desrespeitada”, publicou Tebet.
Ela se referiu à ocasião que, em Brasília, Bolsonaro relacionou a atual esposa, Michele Bolsonaro, com a socióloga Janja — mulher do seu principal adversário nas eleições, o ex-presidente Lula (PT) — para comparar o atual governo com os anos de governo petista.
“Podemos fazer várias comparações, até entre as primeiras-damas”, falou Bolsonaro. “Não há o que discutir: uma mulher de Deus, família e ativa na minha vida”, acrescentou o presidente. No palanque, ele também entoou um coro que apontou Bolsonaro como um homem “imbrochável”.
Vergonhoso e patético! No dia da Independência do Brasil, o Presidente mostra todo seu desprezo pelas mulheres e sua masculinidade tóxica e infantil. Como brasileira e mulher, me sinto envergonhada e desrespeitada. +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) September 7, 2022
Pária internacional
Além de criticar a forma como Bolsonaro se referiu às mulheres durante o 7 de Setembro, a candidata do MDB à presidência da República escreveu que o presidente faz com que o Brasil vire “pária internacional”.
“Além de pária internacional devido à falta de segurança e estabilidade política, agora o país também vira motivo de chacota pelas falas machistas do seu líder, que deveria dar exemplo. O Brasil não merece o governo que tem!”, afirmou.
Saiba Mais
- Brasil STJ reduz penas de três condenados por chacina de Unaí
- Economia Governo 'corta' Farmácia Popular para garantir orçamento secreto em 2023
- Diversão e Arte Netflix anuncia nova versão de 'Teletubbies' em novembro
- Política 7 de Setembro: prédio do STF teve segurança reforçada contra ataques
- Mundo Putin ameaça estender racionamento de gás e cortar petróleo
- Diversão e Arte Day Limns é convidada para abrir show de Avril Lavigne em São Paulo
Debate
O tema da valorização da mulher já foi debatido entre os candidatos Simone Tebet e Jair Bolsonaro, durante o debate com candidatos a presidente, ocorrido no último dia 28, na emissora Bandeirantes. Bolsonaro afirmou que, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, a médica e depoente Nise Yamaguchi foi desrespeitada pela Bancada Feminina.
Tebet, então, afirmou que a senadora e atual candidata do PDT ao governo do Distrito Federal (DF), Leila Barros, interveio em defesa da médica. Este embate foi checado pelo Correio, pela verificação do Holofote, e a conclusão foi de que, de fato, a pedetista interferiu a favor da depoente.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.