Os números da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 7 de Setembro, mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 44% das intenções de voto na estimulada, seguido por Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 34%. Quando comparado ao levantamento divulgado na semana passada, o petista se mantém estável, enquanto o chefe do Executivo oscila 2 pontos percentuais para cima. Com isso, a vantagem de Lula sobre o presidente cai de 12 pontos percentuais para 10. Na pesquisa estimulada, uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 7%, enquanto Simone Tebet (MDB) figura com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (UB) aparecem em seguida, com 1% cada. Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Pablo Marçal (Pros) não pontuaram. Os que dizem que vão votar em branco, anular ou que não vão votar são 4% e os indecisos, 5%.
Pesquisa estimulada – 1º turno
- Lula: 44%
- Bolsonaro: 34%
- Ciro Gomes: 7%
- Simone Tebet: 4%
- Soraya Thronicke: 1%
- Felipe D’Avila: 1%
- Vera Lúcia: 0%
- Pablo Marçal: 0%
- Eymael: 0%
- Sofia Manzano: 0%
- Léo Péricles: 0%
- Roberto Jefferson: 0%
- Indecisos: 5%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
Saiba Mais
- Cidades DF Manifestantes começam a encher arquibancadas para desfile da Independência
- Política 7 de setembro: pressão eleitoral pode moderar tom de Bolsonaro?
- Política Suplentes de Moro declaram R$ 27 mi, coleção com camisa do Pelé e dinheiro vivo
- Cidades DF Atiradores de elite ocupam prédios próximos à tribuna oficial da Esplanada
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Lula também lidera, oscilando de 32% a 34%, enquanto Bolsonaro sobe de 25% para 29%. Ciro varia de 3% para 2%. Os indecisos são 30%. Brancos, nulos e os que não pretendem votar somam 2%.
Pesquisa estimulada do 2º turno
Num eventual segundo turno entre os principais candidatos, Lula e Bolsonaro, caso o pleito fosse hoje, o petista venceria por 51% a 39%. Brancos, nulos ou que não vão votar são 7% e indecisos, 3%.
O levantamento presencial ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 1º e 4 de setembro em todos os estados e Distrito Federal. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro máxima é de 2 pontos para mais ou menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00807/2022.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.