Eleições 2022

No Dia da Amazônia, presidenciáveis falam a favor da preservação do bioma

Candidatos à Presidência da República exaltaram nesta segunda-feira (5/9), Dia da Amazônia, a relevância do bioma para o futuro do país

João Gabriel Freitas*
postado em 05/09/2022 16:40
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o bioma teve 33.116 focos de queimadas em agosto, o maior valor para o mês desde 2010 -  (crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o bioma teve 33.116 focos de queimadas em agosto, o maior valor para o mês desde 2010 - (crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)

Parte dos presidenciáveis se manifestou em favor da Amazônia nesta segunda-feira (5/9), data de celebração da maior floresta tropical do mundo. A preservação do bioma é pauta central às vésperas das eleições de outubro, sobretudo após a divulgação de dados alarmantes na área. 

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma sofreu 33.116 focos de queimadas em agosto, o maior valor para o mês desde 2010. Além disso, a floresta acumula mais de 46 mil focos de incêndio entre o início de janeiro e o fim de agosto deste ano. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não comentou sobre a data até a publicação desta reportagem.

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse por meio das redes sociais ser necessário preservar a Amazônia para não se “autodestruir”.

Ciro Gomes, candidato do PDT, afirmou que a comemoração ao bioma às vésperas do Dia da Independência é um sinal de que na Amazônia “reside parte importante do nosso futuro e da nossa soberania”.

Já Simone Tebet (MDB) exaltou a Floresta Amazônica como a maior riqueza do país. A postulante ao Palácio do Planalto também enalteceu a necessidade de políticas públicas estruturadas com órgãos fiscalizadores.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação