Parte dos presidenciáveis se manifestou em favor da Amazônia nesta segunda-feira (5/9), data de celebração da maior floresta tropical do mundo. A preservação do bioma é pauta central às vésperas das eleições de outubro, sobretudo após a divulgação de dados alarmantes na área.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma sofreu 33.116 focos de queimadas em agosto, o maior valor para o mês desde 2010. Além disso, a floresta acumula mais de 46 mil focos de incêndio entre o início de janeiro e o fim de agosto deste ano. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não comentou sobre a data até a publicação desta reportagem.
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse por meio das redes sociais ser necessário preservar a Amazônia para não se “autodestruir”.
Ou cuidamos do nosso ecossistema e da nossa biodiversidade ou seremos a única espécie a se autodestruir. Com toda a inteligência e informação que temos hoje, precisamos trabalhar na preservação e recuperação da Amazônia. #DiaDaAmazônia
— Lula 13 (@LulaOficial) September 5, 2022
????: @ricardostuckert pic.twitter.com/GHke29Qaqj
Ciro Gomes, candidato do PDT, afirmou que a comemoração ao bioma às vésperas do Dia da Independência é um sinal de que na Amazônia “reside parte importante do nosso futuro e da nossa soberania”.
Não acho uma mera coincidência que hoje, 5 de setembro, seja o Dia da Amazônia. Comemorar a floresta na antevéspera do Dia da Independência é um sinal poderoso de que nela reside parte importante do nosso futuro e da nossa soberania. Todos Unidos pela Amazônia! pic.twitter.com/Zu5siRaej1
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 5, 2022
Saiba Mais
- Política Janones sobre atos pró-Bolsonaro: 'Vou à Esplanada oferecer capim ao gado'
- Política Bolsonaro veta saque em dinheiro do saldo do vale-alimentação após 60 dias
- Política Pacheco se reúne com Barroso amanhã para tratar sobre piso da enfermagem
- Política Fachin limita decreto de armas editados por Bolsonaro: "Violência política"
Já Simone Tebet (MDB) exaltou a Floresta Amazônica como a maior riqueza do país. A postulante ao Palácio do Planalto também enalteceu a necessidade de políticas públicas estruturadas com órgãos fiscalizadores.
A Amazônia é nossa maior riqueza. Ela representa 10% da biomassa do planeta, ajuda a estabilizar o clima no mundo e é nosso maior ativo econômico, social e de biodiversidade. Tal como ela é nossa, temos uma grande responsabilidade para com ela. +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) September 5, 2022
Sua preservação depende de uma política ambiental estruturada com órgãos fiscalizadores fortes. Precisamos combater a grilagem, o desmatamento ilegal e preservar a Amazônia sobretudo. Queremos floresta em pé para garantir a vida e o futuro das próximas gerações.
— Simone Tebet (@simonetebetbr) September 5, 2022
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.