ELEIÇÕES 2022

Gabriel Monteiro tem candidatura barrada e irá recorrer decisão

Decisão foi dada pela maioria pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro; ex-vereador irá recorrer e tentar se candidatar a deputado federal pelo Rio

Vinícius Prates* - Estado de Minas
postado em 01/09/2022 12:00 / atualizado em 01/09/2022 12:03
 (crédito: Reginaldo Pimenta/Estadão Conteúdo)
(crédito: Reginaldo Pimenta/Estadão Conteúdo)

O ex-vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro (PL) teve a candidatura a Deputado Federal pelo estado do Rio barrada. A decisão foi dada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), por maioria, em resposta a um pedido de impugnação feita por André Barros (PSOL-RJ), também candidato a deputado federal. Monteiro disse que irá recorrer a decisão.

A candidatura do ex-vereador foi analisada com base no processo de cassação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ).

Nas redes sociais, Monteiro afirmou que irá recorrer a impugnação.

Cassação

No dia 18 de agosto, Monteiro teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal do Rio devido às acusações de estupro, assédio moral e sexual. O pedido foi feito pelo Conselho de Ética da casa legislativa, com 48 votos contra dois.

Segundo o relator do pedido, Chico Alencar (PSOL), o ex-vereador feriu o código de ética. O pedido de cassação tem filmagens e armazenamento de vídeos em que Gabriel prática sexo com adolescentes entre outros crimes como: exposição vexatória, abuso e violência física contra pessoa em situação de rua; assédio sexual e moral contra assessores; perseguição a vereadores para retaliação e promoção pessoal e outras quatro acusações de estupro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação