O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta terça-feira (30/8) que, se eleito, pretende transformar o Brasil em um Portugal nos próximos 30 anos. Em sabatina organizada por representantes do setor de comércio e serviços, o ex-governador do Ceará também defendeu a realização de uma reforma tributária.
"Meu plano pretende impor ao Brasil, democraticamente, um padrão" disse Ciro. "Deveríamos impor a tarefa de ser um Portugal, país mais pobre da Europa, em 30 anos", continuou.
Ele participou nesta manhã de um encontro com presidenciáveis organizado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) em Brasília. A entidade entregou a Ciro um documento contendo propostas para seu governo, caso eleito, como a simplificação do sistema tributário e modernização das relações de trabalho.
Saiba Mais
Reforma tributária
Uma das principais propostas do pedetista é fazer uma reforma tributária. Ciro defendeu ainda que todas as entidades e políticos, de esquerda ou direita, concordam que é preciso realizar uma reforma no setor. Ele afirmou, porém, que não pode prometer uma diminuição da carga tributária.
"O que eu prometo é deslocar a carga tributária do consumo, descomprimir a atividade dos serviços do comércio. Porém, vou ter que pesar um pouco a mão sobre o patrimônio da pessoa física", comentou Ciro Gomes.
Além do pedetista, está prevista a participação no evento do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da candidata Soraya Thronicke (União).