O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou a posição adotada pelo candidato do PDT, Ciro Gomes, nas eleições de 2018. Durante o debate eleitoral realizado pela Band, neste domingo (28/08), Lula disse esperar que o pedetista não saia do Brasil e viaje a Paris após o período eleitoral.
“Eu espero que o Ciro, nessas eleições, não vá para Paris. Espero que o Ciro fique aqui no Brasil”, disse.
Na última disputa eleitoral para presidente, Ciro Gomes foi para a Europa após ser descartado do segundo turno. À época, a viagem frustrou as expectativas de apoio dele à candidatura de Fernando Haddad (PT) contra Jair Bolsonaro (PL).
A jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, questionou como o petista pretende atrair o apoio do adversário em um eventual segundo turno. Em resposta, Lula afirmou ter grande respeito pelo pedetista e disse ter expectativas de conseguir atrair o partido para uma possível aliança, caso eleito.
“Eu tenho um profundo respeito pelo Ciro Gomes. Nós estamos construindo uma aliança política com dez partidos políticos, todos de esquerda e progressistas, e nós vamos ver, se ganharmos as eleições, vamos tentar ver se conseguimos atrair o PDT para participar conosco do governo”.
Ciro, por sua vez, afirmou que não tem problema pessoal com o ex-presidente. Mas o acusou de ser responsável pela ascensão do atual presidente Jair Bolsonaro.
“Eu atribuo ao Lula, à contradição econômica do Lula, à contradição do Lula e do PT, o Bolsonaro. Eu não acho que o Bolsonaro desceu de marte. O Bolsonaro foi um protesto a devastadora crise econômica que o Lula e o PT produziram”, pontuou Ciro.
Na tréplica, o ex-presidente disse que ele e o ex-ministro ainda vão conversar. “Mesmo assim nós ainda vamos conversar e você vai pedir desculpas, porque você sabe que está dizendo inverdades. Agora, é o seguinte, eu não fui pra Paris pra não votar no Haddad”, afirmou Lula.
Debate da Band
A TV Bandeirantes exibe, neste domingo (28/8), o primeiro debate entre candidatos à Presidência da República. Organizado em parceria com a Uol, Folha de S. Paulo e TV Cultura, o debate recebe os candidatos Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (UB), Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB).