O comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, fez críticas ao que chamou de "notícias infundadas" e "verdades transfiguradas". A declaração foi dada durante cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado, no Quartel General do Exército, em Brasília, nesta quinta-feira (25/8). O presidente Jair Bolsonaro (PL) estava no palanque, mas não discursou.
“Soldado Brasileiro! Se, em algum momento, verdades transfiguradas, notícias infundadas e tendenciosas ou narrativas manipuladas tentarem manchar nossa honra, na vã esperança de desacreditar a grandeza de nossa nobre missão, lembrem-se de que a calúnia jamais maculou a glória de Caxias. O bravo guerreiro demonstrou que seu coração de pacificador era ainda maior que a formidável têmpera de sua espada invencível”, diz o discurso.
Saiba Mais
Ele citou o "Exército forte" e ressaltou a atuação dos militares em outras áreas, como infraestrutura e saúde.
"Que a legalidade, a legitimidade e a estabilidade continuem como valores centrais, sempre em respeito ao povo e a nossa amada Nação. Lembremos que não há liberdade sem soberania, a qual para ser mantida, necessita de um Exército forte, capaz e respeitado”.
Gomes ainda afirmou que os militares atuam na garantia da votação e da apuração nas eleições que estão por vir e em outras áreas, como a preservação do meio ambiente.
"Caxias Vive! Vive nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, de segurança da faixa de fronteira, de garantia da votação e apuração, de distribuição de água e perfuração de poços, construção de estradas, pontes e ferrovias, preservação do meio ambiente, combate a pandemias e apoio emergencial em desastres naturais" discursou.