A candidata ao governo de Pernambuco, deputada federal Marília Arraes (Solidariedade-PE), afirmou, nesta terça-feira (23/8), que manterá diálogo próximo com os empresários pernambucanos caso seja eleita. Em reunião com representantes do setor, a candidata defendeu propostas de governo, como a desburocratização do estado e investimentos no ensino superior.
"Nosso projeto é que haja uma simplificação do Estado para que tenhamos mais celeridade. Nos últimos anos, Pernambuco virou um estado unicamente fiscalista. Temos alguns diagnósticos que apontam as dificuldades de quem quer investir em Pernambuco tem passado. Uma das principais propostas da gente é que os principais órgãos do governo tenham um prazo para analisar solicitações e fiscalização. Se esse prazo não for cumprido, as solicitações serão aprovadas de forma tácita", disse a candidata em sabatina realizada pela Fecomércio.
Saiba Mais
Arraes lidera as pesquisas de intenção de voto ao governo do estado. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Opus em 8 de agosto, a candidata tem 34% das intenções, seguida pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União) com 13% e pela ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), com 12%. Em quarto lugar está Anderson Ferreira (PL) com 11% e, em quinto, Danilo Cabral (PSB), com 5%.
A Fecomércio-PE realiza nesta semana uma série de sabatinas com os cinco candidatos, que são os melhores colocados nas pesquisas. Além de Arraes, Raquel Lyra também participou nesta terça (23/8).
R$ 100 milhões de investimento no ensino médio
"Hoje, Pernambuco tem na faixa de 19% dos jovens matriculados em curso superior, número que é muito abaixo da média nacional. Vamos investir pesado na interiorização da universidade, através da criação de núcleos avançados da UPE [Universidade de Pernambuco] que cheguem a todos os municípios onde não há campi. Além disso, vamos colocar a TI [Tecnologia da Informação] na grade do ensino médio", defendeu Marília Arraes. O programa de governo dela prevê, em quatro anos, um investimento total de R$ 100 milhões para o programa do ensino médio.
A candidata também prometeu aos empresários que vai manter o contato com o setor. "Garanto que o diálogo não será só agora, mas durante todo o nosso governo. Assumo o compromisso de ter uma câmara de diálogo permanente. Quando a gente faz as coisas dialogando, tudo é construindo de forma mais assertiva", disse Arraes.