Brasil, eleições, ministro, auxílio, vacina e economia estão entre as palavras mais repetidas por Jair Bolsonaro (PL) durante sabatina no Jornal Nacional nessa segunda-feira (22/8). O presidente foi o primeiro candidato entrevistado do telejornal que ainda receberá os outros três líderes das pesquisas pelo Planalto ao longo da semana.
“Brasil” foi o termo mais utilizado pelo candidato à reeleição. Durante a entrevista, ele citou o nome do país por 25 vezes, de acordo com levantamento feito pelo Estado de Minas. “Federal” foi repetida por 11 vezes, “eleições” e “ministro”, foram ditas nove vezes; “auxílio” e “vacina”, por sete; “economia” e “agricultura”, em cinco oportunidades.
Veja a nuvem com as palavras mais utilizadas por Bolsonaro:
Curiosamente, o presidente não citou nenhuma das palavras escritas em sua mão. Bolsonaro compareceu à entrevista com uma cola onde se lia “Nicarágua”, “Argentina”, “Colômbia” (países comandados por líderes de esquerda) e o nome do doleiro “Dário Messer”.
Ao longo da entrevista, o candidato, que tenta a reeleição, tratou sobre temas como corrupção, filiação ao Centrão, desmatamento na Amazônia, gestão da COVID e ataques ao sistema eleitoral e a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ordem das entrevistas no JN:
Datas:
- Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL);
- Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT);
- Quinta-feira (25/8): Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
- Sexta-feira (26/8):Simone Tebet (MDB)
Hora: Sempre às 20h30
- Duração: 40 minutos
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem.
As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.